Os nematoides do solo podem ser analisados pelo seu DNA

Os nematoides do solo são organismos muito importantes para a agricultura. De um lado, certas espécies de nematoides estão entre as principais pragas agrícolas. Elas causam doenças em diversos tipos de plantas, que resultam em grandes perdas de produção.

Por outro lado, os nematoides são importantes componentes da cadeia trófica do solo. Sendo assim, eles são fundamentais para o funcionamento destes ecossistemas. Além disso, os nematoides são importantes para a manutenção da qualidade dos solos.

Tradicionalmente, a análise de nematoides envolve a coleta da amostra, a separação dos organismos presentes nela e o seu exame microscópico. A última etapa em especial demanda um grande preparo e conhecimento do analista, para que ele possa identificar corretamente as espécies presentes.

Com o avanço da genética e das análises baseadas em DNA, outra abordagem para análise de nematoides do solo surge. Ela baseia-se no estudo do DNA dos organismos presentes em uma amostra. Neste texto irei falar sobre diferentes abordagens baseadas na análise de DNA dos nematoides do solo.

O estudo de uma comunidade de nematoides

Uma das possibilidades oferecidas pelas técnicas genéticas é o estudo de toda a comunidade de nematoides de um solo. Isto é feito pela ferramenta Nemascan da Biome4All.

Nesta abordagem, o DNA é extraído da amostra coletada e os genes de nematoides são selecionados e sequenciados. Uma vez obtidas as sequências, elas são comparadas com sequências de organismos já conhecidos e identificados. Com isso, gera-se uma lista de espécies e gêneros de nematoides presentes em uma amostra.

A grande vantagem desta abordagem é que ela nos fornece uma descrição mais completa da comunidade de nematoides do solo. Isto porque ela permite a identificação de não apenas os fitonematoides, como também das espécies de vida livre.

Tendo identificado os organismos presentes, pode-se proceder para descrever suas funções dentro da comunidade, com base nas suas guildas funcionais. Este tipo de análise é interessante, pois pode auxiliar na avaliação da qualidade do solo. Estas guildas funcionais são bons indicadores de diferentes condições do solo.

Outro ponto importante desta abordagem está relacionado com o desenvolvimento de produtos nematicidas. Estes produtos destinam-se ao controle de fitonematoides. Logo, não queremos que eles afetem os organismos de vida livre.

Normalmente, nas avaliações tradicionais de nematoides apenas os organismos patogênicos são estudados. Portanto, quando elas são usadas para o estudo dos efeitos da aplicação de nematicidas, deixa-se de conhecer os efeitos sobre os nematoides benéficos presentes no solo.

O diagnóstico de certas espécies de nematoides em um solo

Outra abordagem, baseada na análise de DNA, é o diagnóstico de espécies-alvo de nematoides no solo. Isto baseia-se na técnica de qPCR e pode ser feito pela ferramenta Biodetec da Biome4All.

Nesta abordagem, podemos usar a análise genética para mapear determinados nematoides no solo, especialmente fitonematoides, quantificando-os. Com isso, podemos identificar, em um grid amostral detalhado, as áreas de maior risco de doenças causadas por estes nematoides.

Com a identificação destas áreas de maior risco, podemos realizar um manejo mais assertivo e direcionado dos fitonematoides em uma plantação. Eventualmente, esta ação mais assertiva poderá se reverter em uma redução de custo para a nossa produção.

Perspectivas da análise genética de nematoides

As duas abordagens descritas já demonstram o potencial que as análises genéticas de solo possuem. Porém muitas coisas ainda podem ser feitas.

Um dos potenciais das análises genéticas aplicadas ao nematoides é a identificação de raças específicas. Atualmente, isto envolve um trabalho muito intenso e demorado por parte do nematologista.

Contudo, existe a possibilidade de empregarmos análises genéticas para isso. Um desafio é identificar os marcadores genéticos que podem ser utilizados para discriminar as raças de uma espécie de nematoides. Isto, por si só, já depende de um grande esforço de pesquisa por parte do analista.

Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da Biome4All

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Dr. Estácio J Odisi

Dr. Estácio J Odisi

PhD em Biotecnologia e Biociências e co-fundador da B4A

Como podemos te ajudar?