Nematoides de solo benéficos para a agricultura

Sempre que ouvimos falar de nematoides de solos agrícolas prontamente pensamos naquelas espécies que infectam as plantas, causando doenças nelas. Estas espécies são responsáveis por grandes perdas de produção em várias culturas, e isso as torna importantes pragas agrícolas.

Porém, os nematoides dos solos não são apenas prejudiciais à saúde vegetal. Eles são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas de solo. Além disso, os nematoides podem ser utilizados de maneira benéfica por aqueles que trabalham com o uso dos solos. É sobre estes aspectos que irei abordar no presente texto.

Funções ecológicas dos nematoides do solo

Os nematoides são organismos que compõem a fauna dos solos. Sendo assim, eles são parte da trama trófica destes ecossistemas. Logo, são organismos essenciais para a manutenção dos solos, especialmente se considerarmos que eles ocorrem de maneira ampla nestes ambientes.

Os nematoides de solo realizam muitas funções. Estas funções relacionam-se com os modos de alimentação destes organismos. Desta maneira, pode-se apontar, em primeiro lugar, a sua atuação no controle das populações microbianas. Isto é possível pois muitos nematoides se alimentam de bactérias e fungos.

Como consequência desta ação controladora sobre os micro-organismos, os nematoides afetam direta e indiretamente processos do solo que são realizados por eles. Estes processos incluem a decomposição da matéria orgânica e a mineralização de nutrientes. Neste contexto, demonstrou-se que os nematoides exercem grande influência sobre a mineralização do nitrogênio e a disponibilização deste nutriente para as plantas.

Nematoides como agentes de controle de pragas

Muitos nematoides vivem em associação com invertebrados. Em alguns casos, podemos usar estes organismos no controle de insetos e de outros animais que constituem pragas agrícolas.

Os nematoides dos gêneros Steinernema e Heterorhabditis são patógenos de insetos. Por outro lado, os organismos do gênero Phasmarhabditis são parasitas de lesmas. Em todos estes casos os nematoides carregam bactérias de certos grupos taxonômicos dentro de si. Quando os nematoides infetam os seus hospedeiros, eles liberam estas bactérias e elas passam a produzir toxinas que matam os insetos e as lesmas infectadas.

O uso de nematoides no controle de pragas é possível pois eles possuem uma ação específica. Além disso, nós podemos produzi-los in vivo e in vitro. Contudo, há muita demanda de mais pesquisas sobre estes organismos e sobre os produtos comerciais que eventualmente serão produzidos a partir deles. Ferramentas de análise de nematoides como a NEMASCAN da Biome4All podem contribuir enormemente na geração deste conhecimento.

Nematoides como indicadores da qualidade do solo

A ampla ocorrência dos nematoides, bem como a facilidade de manuseio destes organismos do solo, torna eles melhores indicadores ecológicos, em comparação com outros animais que vivem neste ecossistema. No entanto, outros atributos dos nematoides também os tornam bom indicadores bons indicadores da qualidade do solo.

Uma cutícula permeável reveste os nematoides. Ela os torna coloca em permanente contato com o meio, permitindo que eles respondam rapidamente a alterações ambientais. Por outro lado, eles não migram facilmente de um ambiente para outro. Consequentemente, eles refletem bem as condições que prevalecem no local em que eles vivem.

Estes são apenas alguns dos atributos que tornam os nematoides bons indicadores de qualidade do solo. Porém, para usarmos estes organismos eficientemente como indicadores, nós devemos ser capazes de descrever da maneira o mais completa possível as comunidades de nematoides. A ferramenta NEMASCAN da Biome4All oferece essa possibilidade, uma vez que podemos, através dela, identificar, em nível de espécie ou gênero, não apenas os organismos prejudiciais aos vegetais como também os organismos de vida livre.

Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da BIOME4ALL

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Como podemos te ajudar?