Pragas da soja: os nematódeos fitopatogênicos

Em textos passados falamos das bactérias e de fungos como pragas da soja. Para continuar este assunto, abordaremos, neste texto, os nematódeos.

Diferentemente das bactérias e dos fungos, os nematódeos são animais de pequeno tamanho. Sua morfologia lembra a de uma serpente diminuta. Entre os nematódeos do solo, há espécies de vida livre e que são parasitas. Entre os hospedeiros destes organismos parasitas temos as plantas e outros animais.

É entre as espécies parasitas que os nematódeos se destacam na cultura de soja. Portanto, irei falar um pouco sobre três destas espécies e as doenças que elas causam.

O nematódeo de cisto da soja

O nematódeo de cisto da soja é a espécie Heterodera glycines. Esta espécie infecta muitas plantas, as quais incluem espécies daninhas. No entanto, as leguminosas, e, em especial, a soja e o feijão, são os principais hospedeiros. Sua ocorrência se dá em todo o mundo, incluindo o Brasil. Isto contribui para tonar este nematódeo um dos mais importantes entre os que infectam a soja.

Os sintomas do nematódeo de cisto da soja incluem a clorose e redução do tamanho das plantas. A infecção pelo nematódeo pode reduzir a taxa de nodulação. Ao final, ocorrem perdas de produção e até a falha da cultura. Nós também podemos observar fêmeas de coloração branca nas raizes.

O nematódeo das galhas, uma das principais pragas da soja

Os nematódeos das galhas é uma das principais pragas da soja. Estes organismos pertencem a várias espécies do gênero Meloidogyne e se caracterizam pela produção de galhas de tamanho variados. Dentro destas galhas as fêmeas destes nematódeos se encontram alojadas. Os sintomas também incluem subdesenvolvimento e clorose em reboleiras.

Os nematódeos das galhas ocorrem em todos os continentes. No Brasil, eles ocorrem em todos estados produtores de soja, mas com algumas diferenças. Estas diferenças refletem culturas anteriores que também podem hospedar a mesma espécie de nematódeo. Muitas outras espécies de plantas podem ser hospedeiras de nematódeos do gênero Meloidogyne.

Nematódeo das lesões radiculares

A espécie Pratylenchus brachyurus é conhecida popularmente como o nematódeo das lesões radiculares. Este organismo foi relatado pela primeira vez nos EUA infectando abacaxi. No Brasil, foi relatado inicialmente como patógeno do milho. Mais recentemente, tem sido detectado como um nematódeo da soja. Sua ocorrência é ampla, estando presente nas regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo.

Os sintomas da infecção pelo nematódeo das lesões radiculares incluem a redução das raízes e lesões necróticas de cor escura. Além disso, nanismo, enfezamento, clorose e baixa produtividade são observados nas partes aéreas das plantas. No entanto, outros sintomas podem ser observados em outras espécies que o nematódeo infecta.

A análise genética de nematódeos

Uma parte importante no processo de manejo das doenças causadas por nematódeos é o diagnóstico da presença deles no solo e nas raízes. Tradicionalmente, isto é feito pelo exame microscópico dos organismos extraídos da amostra. No entanto, isto requer muita experiência pela pessoa que está examinando o material biológico.

Uma alternativa à análise tradicional de nematódeos se baseia no exame do DNA destes organismos presentes no solo. A BIOME4ALL irá lançar em breve uma ferramenta de análise genética que nós podemos usar neste tipo de diagnóstico. Acreditamos que ela trará muitos benefícios para a prevenção das doenças causadas por nematódeos na soja e em outras culturas. Em postagens futuras irei falar mais sobre esta ferramenta e sobre a importância destes organismos para os solos agrícolas.

Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da BIOME4ALL

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Como podemos te ajudar?