Três doenças da cana de açúcar causadas por bactérias

Assim como os fungos, as bactérias também podem causar várias doenças na cana de açúcar, uma das culturas brasileiras mais importantes. Tais doenças variam em função da região, mas, em todos os casos, podem provocar grandes perdas de produção.

Para saber um pouco mais destas doenças bacterianas, listamos as três mais relevantes e suas respectivas características. Confira:

1. Gomose da Cana de Açúcar

A gomose é a primeira doença bacteriana identificada em plantas. Causada pela Xanthomonas axonopodis pv. vasculorum, seu principal sintoma é a produção e liberação de uma goma nos colmos quando cortados transversalmente.

O principal prejuízo gerado pela gomose é a perda de produção, como em outras doenças. Por consequência, essa perda de produção da goma acaba dificultando o processamento dos vegetais no engenho, o que também provoca prejuízos.

2. Raquitismo das Soqueiras

O raquitismo das soqueiras é provocado pela bactéria Leifsonia xyli subsp. xyli e causa perda de produtividade em todo o mundo. Tais perdas, porém, podem variar em função de fatores ambientais.

Os sintomas, por exemplo, podem confundir a causa. A mudança de cor (de alaranjado-clara a vermelho-escuro) e as marcas (vírgulas, traços e pontos) são vistas nas partes mais velhas dos colmos, bem como sintomas associados com a falta de água.

3. Escaldadura das Folhas

A escaldadura das folhas é causada pela bactéria Xanthomonas albilineans, espécie que pode comprometer a lavoura. Para isso, é preciso que três condições estejam associadas:

  1. Latente, sem sintomas externos;
  2. Crônica, com estrias brancas no limbo foliar, podendo chegar à bainha;
  3. Aguda, com queima total das folhas, sintoma que deu origem à doença.

Estratégias de combate às doenças bacterianas da cana de açúcar

A principal estratégia de controle das doenças bacterianas da cana de açúcar é o uso de variedades resistentes. Como a transmissão ocorre pelo uso de equipamentos e materiais contaminados, é fundamental adotar práticas de desinfecção.

Ainda assim, as bactérias patogênicas também podem sobreviver no solo. Dessa forma, se faz necessário um cuidado adicional de controle relacionado aos restos de culturas deixados no solo, que podem servir como fontes dos micro-organismos.

Já o uso de plantas livres de contaminação é outra estratégia importante para prevenir a disseminação destes patógenos. Como o solo é reservatório destes micro-organismos, análises laboratoriais podem ser realizadas para diagnosticá-los nas amostras.

Uso da análise genética contra as doenças da cana de açúcar causadas por bactérias

A análise genética pode identificar a presença (ou não) das bactérias patogênicas da cana de açúcar. Para isso, são avaliadas as amostras de solo ou do próprio vegetal, identificando o DNA de micro-organismos presentes e, por tabela, a bactéria-alvo.

Esta identificação é feita por meio do Biodetec, da Biome4All, que permite a detecção e quantificação de micro-organismos específicos em uma amostra.

Para saber mais sobre as aplicações das ferramentas de análise genética para a detecção de patógenos da cana de açúcar, entre em contato conosco!

Texto: Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da Biome4all

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Como podemos te ajudar?