Microbiota do solo ajuda a combater estresses na horticultura

Conhecimento sobre a microbiota do solo pode ajudar o produtor a enfrentar os problemas ambientais que ameaçam a horticultura

Conhecer a microbiota do solo pode ajudar o produtor a melhorar o manejo da lavoura, principalmente no combate aos problemas ambientais que podem ameaçar a horticultura.

Neste texto, listamos os estresses mais comuns e algumas saídas possíveis. Confira:

Os desafios da horticultura

Os principais desafios da horticultura estão relacionados às condições ambientais adversas, como chuva e frio intensos.

O excesso de chuva, por exemplo, aumenta a umidade do solo, provocando o apodrecimento de legumes e hortaliças, a incidência de pragas e a lixiviação de nutrientes do solo.

Outro efeito indireto é a perda de seres benéficos do solo, uma vez que o excesso de chuva pode destruir até 50% da produção!

Já o frio intenso pode atrapalhar a produção em certas regiões do país. Embora favoreçam o cultivo de hortaliças, as baixas temperaturas podem afetar a germinação de sementes e o crescimento dos vegetais, podendo até provocar deformidades.

Resposta ao estresse ambiental

Para responder ao estresse ambiental, as plantas podem produzir certos hormônios para regular o metabolismo de maneira apropriada. Estes hormônios incluem o ácido abscísico, o etileno e o ácido salicílico.

Além disso, as plantas também produzem espécies reativas de oxigênio quando se encontram sob estresse. Essas moléculas apresentam um alto poder oxidante e acabam por destruir os componentes celulares.

Em condições normais, a produção e a destruição de espécies reativas de oxigênio se encontram equilibradas. Porém, durante os estresses, há produção em excesso das substâncias prejudiciais, desequilibrando o cenário.

Vale dizer que a microbiota do solo não evita perdas caso as condições climáticas adversas se estendam por períodos longos. No entanto, ela pode aumentar a resistência das plantas, ajudando a compensar alguns prejuízos.

Por outro lado, os mecanismos microbianos de combate ao estresse na horticultura podem contribuir para o aumento da produtividade.

A microbiota e a resistência das hortaliças às chuvas

Os micro-organismos podem proteger as plantas contra o excesso de chuvas de maneira indireta, induzindo mecanismos de resistência.

Os fitohormônios e os compostos voláteis, por exemplo, ajudam a planta a responder de maneira mais rápida e eficiente aos fatores de estresse.

Além disso, estes seres também atuam diretamente na proteção da planta, produzindo enzimas que destroem as espécies reativas de oxigênio e repondo nutrientes perdidos na lixiviação do solo.

Micro-organismos do frio ajudam a tolerar estresse

Em relação ao frio, o uso de micro-organismos tolerantes a baixas temperaturas como ativos biológicos em bioinsumos é uma estratégia viável para melhorar a resistência das plantas. Neste sentido, os mecanismos empregados podem ser de três tipos:

  1. Aumento do fornecimento de nutrientes;
  2. Estímulo à germinação de sementes;
  3. Produção de substâncias que protegem a planta contra o frio.

Para saber como as ferramentas de análise genética do solo da Biome4all podem ajudar a combater os estresses na horticultura, entre em contato conosco!

Texto: Prof. Marcus Adonai Castro da Silva – microbiologista e cofundador da Biome4all.

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Como podemos te ajudar?