Cinco formas de conservar a qualidade do solo

Aprenda 5 dicas para conservar a qualidade do seu solo.

A qualidade do solo é essencial para o equilíbrio do sistema agrícola e responsável pela produtividade e qualidade dos cultivos. Por isso, listamos a seguir cinco formas de conservar ou recuperar a qualidade do seu solo. Confira:

1. Preparo da área

Além de ser essencial para o sucesso da lavoura, o preparo da área de cultivo, se conduzido de maneira correta, proporciona também a melhoria da preservação do solo para os plantios futuros.

Nesse preparo, todo o conjunto de características físicas do solo, como a textura e a compactação, deve ser considerado, sempre em harmonia com o sistema de cultivo adotado.

2. Adubação correta

A adubação é vital para garantir o fornecimento adequado de nutrientes aos vegetais. No entanto, esse processo não não deve ser feito de qualquer forma, pois adubo em excesso pode prejudicar o solo e o meio ambiente, além de encarecer a produção.

Para conduzir corretamente a adubação, é necessário consultar um agrônomo, que orientará o produtor em relação à adoção dos procedimentos corretos.

É bem provável que ele peça a realização de várias análises do solo, já que a adição adequada de adubo depende de suas características naturais.

Além disso, tais análises também fornecerão informações importantes sobre a deficiência de nutrientes e a quantidade a ser adicionada para supri-la.

3. Plantio direto

O plantio direto é um sistema de cultivo em que se mantém a camada superficial de material vegetal do solo, conhecida como “palhada”. Ou seja, o solo é semeado sem que seja revolvido.

Em outras palavras, esse sistema de cultivo não realiza a aragem e a gradagem, ou seja, a manipulação do solo é mínima e só ocorre durante a semeadura.

O plantio direto é uma técnica que busca elevar a produtividade sem afetar a qualidade do solo. Com a palhada, é possível reduzir a erosão do solo e a perda de água, além de aumentar a quantidade de matéria orgânica.

Com isso, a atividade microbiana aumenta e o equilíbrio térmico de solo fica mais favorável. Por outro lado, o plantio direto exige bom conhecimento técnico e adoção de um programa de manejo integrado de pragas.

4. Rotação de culturas

Outro sistema de cultivo que ajuda a manter a qualidade do solo é a rotação de culturas. Nessa técnica, vários tipos de vegetais são cultivados na mesma área, mas em momentos diferentes e de forma alternada.

Este sistema de cultivo ajuda a combater os problemas que surgem por causa do cultivo sucessivo da mesma espécie, em um mesmo solo, por vários anos seguidos, incluindo a degradação do solo.

Entre os benefícios da rotação de culturas sobre o solo, podemos citar:

  1. Manutenção de estrutura menos compactada, favorecendo a penetração de água;
  2. Maior disponibilidade de matéria orgânica e nutrientes;
  3. Menor incidência de pragas e doenças.

5. Análise do solo

Assim como devemos realizar exames de rotina periodicamente, o produtor rural também deve analisar o seu solo para garantir que ele esteja saudável, garantindo as safras futuras.

Durante as análises, é preciso olhar para todos os aspectos do solo: da análise química (para verificar se os níveis de adubação estão adequados ou não) às características físicas (garantindo, assim, uma porosidade que favoreça o crescimento vegetal).

Além disso, vem crescendo a preocupação com a biota, outro componente do solo, o que aumenta também o reconhecimento da importância dos organismos na qualidade do solo, sempre favorável à saúde dos cultivos.

Assim, urge a necessidade de considerar a avaliação do componente biológico do solo entre as suas análises. Neste sentido, a análise genética da Biome4all, feita por meio da plataforma AgriAnalysis, é uma ótima forma de conhecer mais da biota do solo.

Com ela, é possível verificar a presença de organismos maléficos e benéficos para as plantas, informações que devem ser usadas para manter a qualidade do solo, visando garantir a sustentabilidade do seu negócio. Para saber mais, entre em contato!

Texto: Prof. Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da Biome4all.

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Como podemos te ajudar?