A microbiota do solo da cultura de goiaba: saúde e nutrição

Recentemente nós analisamos a microbiota de um solo cultivado com goiaba. Para isso, usamos a Agri-Analysis que nós, da BIOME4ALL desenvolvemos. Os resultados gerados foram muito interessantes e acreditamos que eles foram úteis ao produtor na gestão da sua lavoura. Sendo uma cultura diferente, eu gostaria de compartilhar alguns dos resultados desta análise neste texto.

Estamos certos de que todos os produtores podem se beneficiar da Agri-Analysis, independente da cultura que ele produz. Logo, estes resultados podem ilustrar isso. Portanto, buscarei mostrar os potenciais deste solo. Também irei indicar alguns atributos que podem ser melhorados.

A microbiota do solo e o estresse vegetal

A Agri-Analysis inclui vários atributos relacionados com a saúde vegetal. Estes atributos são separados em quatro categorias: estresse ambiental, controle biológico, hormônios vegetais e ameaças. Porém, irei destacar apenas alguns dos atributos de interesse.

A microbiota do solo apresentou vários potenciais para combater o estresse ambiental. Entre eles, destacam-se a proteção contra salinidade e contra seca. Além disso, a microbiota também é capaz de aumentar a retenção de nutrientes no solo, auxiliando na nutrição do vegetal.

Por outro lado, há o potencial de incrementar a capacidade de combate ao estresse, especialmente em relação com a indução de resistência da planta. Além disso, a promoção de crescimento de raízes também pode ser melhorada. Em ambos os casos, o alvo é a produção de compostos voláteis. Porém, o potencial em produzir ácido abscísico também foi muito baixo.

O combate às pragas e as ameaças presentes na microbiota do solo

Outro ponto destaque neste solo foi o seu potencial de combate de pragas. Em especial, há um maior potencial para o combate de nematódeos. Porém, há a possibilidade de incrementar o potencial de combate de insetos. Isto porque os fungos do solo apresentaram uma baixa frequência deste atributo.

Não detectamos espécies de fungos e bactérias patogênicas. Entretanto, alguns gêneros de fungos patogênicos foram observados. Logo, é importante que o produtor fique atento às ameaças causadas por estes organismos para que ele possa gerenciar melhor as doenças na sua lavoura.

A análise de solo direcionada aos atributos nutricionais

Os atributos nutricionais formam outra parte importante da Agri-Analysis. Nela analisamos a microbiota e a sua relação com onze nutrientes. No entanto, nos focamos em atributos que promovem ganhos e perdas para as plantas.

De forma geral, solo analisado se mostrou bastante equilibrado, em relação com a nutrição vegetal. Isto indica uma boa qualidade do solo. Assim, em muitos casos há uma leve tendência para promover o ganho do nutriente, beneficiando a produção de goiaba.

O potencial de fornecimento de potássio

O potássio é um dos nutrientes mais importantes na produção de goiaba. Logo, é importante observarmos os atributos relacionados com ele. Como dito antes, os processos microbianos associados com o potássio estão bem equilibrados. No entanto, é possível aumentar o potencial de ganho deste nutriente.

Uma forma de aumentar este potencial é promovendo a solubilização do potássio. Sendo assim, podemos aumentar este potencial no solo pelo uso de micro-organismos que o solubilizam. As bactérias do solo apresentam este atributo em faixa mediana. Porém, é nos fungos que este atributo se encontra em frequências menores.

Portanto, este exemplo ilustra como podemos usar a informação deste laudo. Assim, ela pode ajudar o produtor a tomar decisões mais assertivas. Sendo assim, ele pode focar nos principais atributos. Pois estes precisam de maior atenção durante o manejo.

Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da BIOME4ALL