A fertilidade do solo e os micro-organismos que nele vivem

Saiba como os microrganismos do solo podem influenciar na química do solo e na ação dos fertilizantes.

Fertilidade do solo é algo que depende de muitos fatores. Entre eles há a influência dos micro-organismos que vivem no solo. Além disso, a química do solo é essencial neste contexto. De qualquer maneira, a ação destes fatores tem implicações para as práticas de adubação e manejo do solo. Sendo assim, neste texto irei falar sobre como os micro-organismos podem afetar a nutrição vegetal.

Os micro-organismos e a química do solo

Todos sabemos que nos solos está presente uma grande variedade de elementos químicos. Porém, a forma química e quantidade deles varia bastante. Além disso, sabemos que estas variações dependem de vários fatores. Estes incluem o pH e a umidade do solo.

Contudo, os micro-organismos também são responsáveis por estas variações. De fato, eles são os principais agentes de modificação dos elementos nutrientes. Estes são os elementos necessários ao crescimento dos seres vivos.

É através destas modificações que os micro-organismos afetam a nutrição das plantas. Assim, podemos dividir elas em mudanças benéficas e ruins. As mudanças benéficas transformam os nutrientes em formas químicas que as plantas absorvem. Através delas, os nutrientes também podem se tornar disponíveis aos vegetais.

Por outro lado, as mudanças ruins têm o efeito contrário. Logo, elas podem tornar o nutriente menos disponível à planta. Também podem resultar em uma forma química que elas não absorvem. Além disso, os micro-organismos podem competir com as plantas pelo nutriente. Em todos estes casos, a planta é prejudicada.

A ação dos micro-organismos sobre o fósforo e a fertilidade do solo

Para ilustrar como os micro-organismos influenciam a nutrição vegetal irei falar do fósforo. As plantas assimilam este nutriente na forma de fosfato solúvel. Porém, elas não absorvem o fósforo orgânico ou o insolúvel. Este se encontra combinado com outros elementos químicos como o cálcio e o ferro.

Há duas maneiras pelas quais os micro-organismos ajudam as plantas na absorção de fósforo. Na primeira eles solubilizam este nutriente dos minerais presentes no solo. Sendo assim, ele se torna solúvel e as plantas podem absorvê-lo. Além disso, eles também mineralizam o fósforo orgânico. Desta maneira, as plantas também podem absorver este nutriente.

Alguns processos que os micro-organismos realizam sobre o fósforo podem não ser favoráveis às plantas. Por exemplo, eles podem provocar a precipitação do fósforo. Assim, ele se torna não disponível às plantas. Além disso, os micro-organismos podem consumir o fósforo presente. Com isso, a planta também pode ser afetada.

Como podemos usar este conhecimento?

Podemos conhecer mais sobre estes processos realizando uma análise de solo. Logo, a Agri-Analysis, comercializada na BIOME4ALL é capaz de nos dizer quais destes processos ocorrem em um solo. Porém, como podemos usar este conhecimento?

Conhecendo as propriedades biológica do solo podemos aproveitar o seu potencial natural. De que maneira? Podemos escolher melhor nossas estratégias de adubação. Desta maneira, podemos ajustar as quantidades de adubos acrescentados. Além disso, podemos escolher o adubo mais correto para o nosso solo.

Também podemos decidir usar um produto biológico. Isto pode ser feito em conjunto com outros tipos de insumos. Desta maneira, podemos promover uma agricultura mais sustentável. Além disso, podemos até visar um aumento de produtividade em função do melhor uso do nosso solo. Juntamente, podemos reduzir os nossos custos de produção.

Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e co-fundador da BIOME4ALL

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Como podemos te ajudar?