Controle Biológico no Solo: Uma Aliança Poderosa para Agricultura Sustentável

Saiba como o Controle Biológico pode ajudar na proteção da sua lavoura.

O controle biológico, trata-se de uma estratégia inteligente e ecologicamente saudável, que busca manejar pragas e insetos transmissores de doenças ao explorar seus inimigos naturais.

Esta abordagem visa não só proteger as plantações, mas também preservar a saúde ambiental e humana, uma vez que os inimigos naturais não deixam resíduos nos alimentos.

Introdução

No solo, o controle biológico ocorre naturalmente quando as condições favorecem a biodiversidade.

Predadores naturais como: vírus, bactérias e fungos se encaixam perfeitamente nesse papel e dependendo do objetivo, são ótimos na função de controlar populações patogênicas.

Neste caso, o potencial supressivo do solo pode ser ampliado com o uso de alguns insumos biológicos, destacando o papel crucial desses microrganismos benéficos.

Solo Supressivo

O solo supressivo é um terreno onde as doenças persistem em níveis baixos, mesmo na presença de seus patógenos.

A chave para essa supressividade está na competitividade, especialmente dos micro-organismos presentes.

Patógenos têm seu desenvolvimento suprimido pelo avanço de espécies antagonistas, que são microrganismos que atuam no controle de outros microrganismos prejudiciais, por exemplo, competindo por recursos.

Veja como é simples a ideia do solo supressivo nessa representação:

Mecanismos do Controle Biológico

O controle biológico envolve a ação de microrganismos “bons” que combatem microrganismos “ruins”, seja de maneira direta ou indireta.

Vamos explicar algumas delas:

Competição: Seria como uma competição por espaço e recursos, onde microrganismos bons ocupam o espaço e consomem os nutrientes, impedindo o crescimento dos microrganismos ruins.

Micoparasitismo: Trata-se de uma luta entre fungos, onde determinados fungos combatem outros. Alguns destroem diretamente, enquanto outros se alimentam de material orgânico morto.

Antibiose: Pode ser comparada a uma associação onde pelo menos um dos lados é prejudicado. Nesse caso, ocorre devido à produção de substâncias que combatem microrganismos danosos.

Indução de Resistência de Plantas: É como um estímulo para as plantas ficarem mais fortes. Alguns microrganismos ativam as defesas das plantas, tornando-as resistentes a microrganismos patogênicos.

Tecnologia B4A: Revelando o Potencial do Solo

A tecnologia B4A, através do uso da metagenômica, permite avaliar o potencial do solo no controle de fungos, bactérias, fitonematoides e insetos-praga.

Aqui entra  o FB Produtividade!

Com ele é possível obter a identificação da frequência de grupos microbianos que atuam contra esses agentes patogênicos, possibilitando um manejo mais eficiente e o uso estratégico de insumos biológicos.

Potencial de Controle em Destaque: O Que Dizem os Níveis Encontrados?

Ao avaliar as amostras, se os níveis de controle de, por exemplo, fungos fitopatogênicos forem baixos, revela-se que, naturalmente, o solo não possui uma defesa robusta contra esses patógenos.

Com esse diagnóstico em mãos, é possível direcionar práticas mais eficientes e utilizar insumos biológicos de forma assertiva para fortalecer o potencial de controle no solo.

Além disso, através dos indicadores fornecidos pelo FB Produtividade, ainda é possível obter um panorama geral sobre o potencial de disponibilização de diversas substâncias benéficas.

O controle biológico no solo, aliado à tecnologia B4A, emerge como uma aliança poderosa para a sustentabilidade agrícola, proporcionando soluções eficazes e respeitosas ao meio ambiente.

Afinal, na agricultura, a sabedoria da natureza é uma aliada valiosa!

Conclusão

Portanto, é nítido que ter o conhecimento acerca da microbiota do seu solo se torna um passo além na manutenção do equilíbrio sustentável e da máxima produtividade.

Pensando nisso, a B4A oferece o serviço mais completo para traçar estratégias personalizadas com base no seu solo,  o FB Produtividade.

Com ele é possível avaliar esse potencial, tudo baseado na microbiota do seu solo e com o auxílio da metagenômica!

Para saber mais sobre como a nossa tecnologia pode ajudar na sua tomada de decisão, entre em contato com a nossa equipe! Autoria: Marcos Cabral e Estácio Odisi da B4A.

CANA: como diferentes cultivares impactam na microbiota

CANA: como diferentes cultivares impactam na microbiota

Introdução A cana-de-açúcar é uma cultura profundamente enraizada na história e na economia do Brasil. Desde o século XVI, quando foi introduzida pelos colonizadores portugueses, a cana tem sido uma …

SOJA e MILHO: Relação entre clima e microbiota do solo

SOJA e MILHO: Relação entre clima e microbiota do solo

Introdução O Brasil é referência mundial na produção agrícola, liderando rankings de exportação de soja e milho. Essas duas culturas são pilares econômicos do agronegócio nacional. Mas produtividade não é …

Doenças de Final de Ciclo na Soja e a microbiologia do solo

Doenças de Final de Ciclo na Soja e a microbiologia do solo

Introdução As doenças de final de ciclo (DFC) na cultura da soja têm sido uma dor de cabeça constante para os produtores brasileiros. Essas enfermidades, que se manifestam principalmente nas …

Como podemos te ajudar?