A importância das interações microbianas para a produção agrícola

Conheça exemplos de interações microbianas (entre micro-organismos do solo) e como elas podem afetar a produção agrícola

As interações microbianas (aquelas realizadas entre os micro-organismos do solo) são vitais na estrutura do microbioma dos solos, já que exercem funções ecológicas relevantes nos ecossistemas terrestres e, portanto, contribuem para o seu equilíbrio.

Nos solos, os micro-organismos interagem entre si e também com animais e plantas. Cada interação tem a sua importância, mas aquelas entre micro-organismos são determinantes para a estabilidade do solo, afetando diretamente a produção agrícola.

Neste texto, detalharemos as principais interações microbianas e sua relação com a qualidade do solo e impacto na produção agrícola. Confira:

Micro-organismos que produzem substâncias antibióticas e a produção agrícola

Todas as interações entre dois micro-organismos tem alguma importância ecológica nos solos, mas algumas se destacam no contexto da produção agrícola, como, por exemplo, as interações com substâncias antibióticas.

Na prática, os micro-organismos produzem estas substâncias com a finalidade de inibir a atuação de outros organismos na competição por nutrientes e recursos. É o caso do controle biológico de bactérias e fungos patogênicos, por exemplo.

Outro caso já bem estudado desta interação acontece entre fungos dos gêneros Trichoderma e Fusarium, que competem entre si pela matéria orgânica do solo e por outros nutrientes.

Neste contexto, algumas espécies de Trichoderma ainda conseguem inibir o crescimento de vários organismos do gênero Fusarium.

Esta interação também baseia o uso de fungos Trichoderma como insumo biológico para combater fusariose em várias culturas, além de ser um dos processos ecológicos responsáveis pela supressividade do solo às pragas.

As interações microbianas na decomposição da matéria orgânica

A inibição de um micro-organismo por outro, aplicada ao controle biológico, é bem conhecida entre os profissionais do agronegócio. No entanto, esta não é a única interação importante no solo com potencial para afetar a produção agrícola.

A decomposição da matéria orgânica, por exemplo, tem muito valor para a fertilidade do solo e é uma função realizada por vários micro-organismos em simultâneo, dada a complexidade da missão.

Esta interação se torna ainda mais completa em certos tipos de solos. Nos arrozais, por exemplo, a deficiência de oxigênio limita a atividade de certos micro-organismos e faz com que a decomposição dependa da interação cooperativa entre seus pares.

A avaliação das interações microbianas do solo

Como visto, as interações microbianas são fundamentais para o funcionamento do solo e para a produção agrícola. Contudo, elas podem deixar de ocorrer quando o solo perde qualidade ou há redução da biodiversidade.

Várias práticas agrícolas, como a aplicação de defensivos e as monoculturas por vários ciclos produtivos, tendem a reduzir a qualidade e a biodiversidade do solo. Por outro lado, a adoção do plantio direto pode proporcionar um solo de maior qualidade, aumentando o teor de matéria orgânica e a atividade microbiana.

Um bom caminho para entender como as práticas de manejo afetam as interações microbianas é estudar o solo a partir de seu DNA. As análises genéticas conduzidas pela Agri-Analysis da Biome4All auxiliam na avaliação da biodiversidade e das interações microbianas em um solo, ajudando na tomada de decisão sobre ações de manejo e recuperação de solos degradados.

Texto: Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da Biome4All

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Como podemos te ajudar?