Mapeamento genético do Solo Acelera o Desenvolvimento de Produtos: Veja Como

Ma, uma metodologia para fabricantes de insumos compreenderem o sucesso por trás de seus produtos e acelerar o desenvolvimento.

Comprovar o desempenho de um produto é um dos maiores desafios enfrentados por fabricantes biológicos, e nossa missão é resolvê-lo.

A B4A possui uma metodologia própria baseada em ciência e inteligência artificial chamada B4PROOF

Com a ajuda desta metodologia, fabricantes de insumos são capazes de compreender o sucesso por trás de seus produtos, acelerar seu desenvolvimento e fortalecer a sua marca no mercado. Veja neste artigo, como isso é possível.

Desafios no desenvolvimento de produtos

Com a grande concorrência no mercado de biológicos, os fabricantes precisam cada vez mais ter agilidade e segurança na validação de desempenho de seus produtos em testes de campo.

Você sabe que seu produto gera resultados significativos, mas não consegue explicar o porquê. Esse é o dilema de muitas empresas que afirmam “melhoria da saúde do solo”, mas não explicam como isso ocorre. Neste sentido, comprovar quais os efeitos do seu produto no solo é um grande destaque para seu produto.

A B4A, reúne tecnologias avançadas de genética, o sequenciamento por metagenômica, que fornece uma grande quantidade de dados genéticos de solos. Estes dados passam por um processamento de máquinas e são calibrados com o banco de dados da B4A garantindo que seu mapemanto seja baseada em ciência e tecnologia.

Como é realizado?

Usando inteligência artificial e um banco de dados robusto, decodificamos a biologia do solo e aceleramos o desenvolvimento de produtos de nossos clientes.

Além disso, realizamos um cruzamento dos dados genéticos de micro-organismos com os dados químicos do solo e da nutrição foliar, apresentando os bioindicadores relacionados às mudanças provocadas por seus produtos na microbiota do solo.

O objetivo é avaliar os benefícios e efeitos dos produtos no solo e correlacionar com a produtividade em diferentes áreas e regiões, e assim é possível dominar as características do solo que favorecem a eficiência do produto.

O B4PROOF é realizado em um produto específico, mapeando e apresentando os efeitos que ele realiza no solo. Antes da aplicação do produto, estabelecemos uma linha de base coletando amostras em blocos “CONTROLE” e “PRODUTO”.

Em seguida, coletamos amostras nos blocos em pontos de tempo predefinidos para avaliar o impacto do produto biológico ao longo do tempo. Esse levantamento detalhado nos fornece insights sobre:

  • Evolução e gerenciamento de riscos de doenças
  • Projeção e melhorias de rendimento
  • Variáveis que afetam o desempenho no produto
  • Efeitos em diferentes localidades (porque o produto funciona melhor em uma região que outra)
  • Efeitos ao longo do tempo

Fornecemos uma avaliação completa das mudanças funcionais biológicas no solo como resultado daquela aplicação, incluindo um levantamento abrangente de:

  • Adaptação ao estresse
  • Produção de hormônios
  • Controle biológico
  • Capacidade de ciclagem de nutrientes

Comparamos os blocos “PRODUTO” com os de “CONTROLE” em cada uma dessas categorias. Acompanhamos a evolução do desempenho do produto comparando blocos de controle e tratamento em várias condições e em vários momentos, garantindo que seu produto produza resultados consistentes.

Um processo que poderia levar anos com testes tradicionais de culturas agora é rápido, acessível e econômico com nossa tecnologia.

Entendendo o microbioma do solo: como simplificar seu desenvolvimento de produtos

Muitas empresas alegam que seu produto altera o microbioma, mas não conseguem entender de que forma ele está sendo modificado. Não compreendem quais os grupos de micro-organismos estão sendo beneficiados e quais funções estão realizando no solo.

A entrada de produtos no solo pode estimular alguns grupos microbianos e inibir outros. Como resultado disso, encontramos algumas modificações nas funções que o microbioma realiza.

Por exemplo, você pode ter um produto que estimula a presença de micro-organismos que realizam a produção de sideróforos, e com isso, proporcionar a quelação do ferro no solo, tornando ele solúvel para a planta.

Esse tipo de descoberta pode direcionar este produto para aplicação em áreas que muitas vezes estavam sendo tratadas por ferro nutricional. Normalmente, o problema com a clorose por deficiência de ferro não é que não haja ferro no campo, é que a planta não consegue absorvê-lo.

Neste caso citado, descobrir este tipo de evidência com os métodos clássicos podem demorar anos e despender diversos recursos. Por isso, a tecnologia B4PROOF pode ser uma grande aliada na elaboração de produtos.

Desta forma é possível identificar exatamente o que estava causando a mudança no microbioma. Não apenas isso, você já pode aplicar rapidamente suas descobertas, acelerar o desenvolvimento e estabelecer a empresa como uma autoridade na indústria, sendo avaliada por uma empresa terceira.

A tecnologia B4PROOF é ótima para validar hipóteses e demonstrar o modo de ação biológico de seus produtos nas culturas ao longo do tempo. E com isso ter confiança em reproduzir resultados consistentes para entender o processo por trás disso. Com isso você economiza tempo, dinheiro e anos de busca por respostas.

Benefícios

O uso desta tecnologia pode ajudar o time de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o time de desenvolvimento de mercado (Marketing & Vendas).

Agilidade e segurança nos processos de P&D

  • Conhecimento sobre benefícios secundários;
  • + Segurança nos resultados de eficiência prática;
  • + Agilidade no seu pipeline de desenvolvimento;
  • Eficiência na alocação de recursos $ e tempo;
  • Interferência da microbiota na performance do produto.

Insights estratégicos para o time de MARKETING & VENDAS

  • Informações técnicas para reduzir as objeções na venda;
  • Argumentos sobre novas potencialidades do produto;
  • Insights para direcionar a entrada em novas regiões;
  • Ferramenta para geração de demanda de vendas;
  • Indicadores sobre o potencial produtivo do produto.

Usando a tecnologia do solo para consolidar sua autoridade no mercado

Existem muitos produtos semelhantes fazendo reivindicações semelhantes. O problema é que muitos fabricantes não sabem o que está causando os resultados.

Se você puder explicar os efeitos do seu produto no solo, terá imediatamente a atenção da pessoa com quem está falando.

Com B4PROOF, suas reivindicações se baseiam em fatos científicos em vez de especulações, e seu produto ganha instantaneamente credibilidade.

Conclusão

Nossa tecnologia torna possível entender o sucesso por trás do seu produto e aprimorá-lo para um desenvolvimento acelerado. Com os resultados dos B4PROOF, você apresentará seu produto aos clientes em potencial e aos revendedores de fertilizantes com mais facilidade e confiança.

Ao investir nos B4PROOF, você está garantindo a maior eficiência do seu produto e, naturalmente, se tornará o provedor de soluções confiável.

Ignorar esse resultado dificulta a diferenciação do seu produto em um mercado lotado, onde inúmeras empresas fazem reivindicações vazias e os agricultores estão cansados de ouvir a mesma coisa.

Compreenda seu produto, acelere seu desenvolvimento e estabeleça sua autoridade. Entre em contato hoje para projetar seu B4PROOF personalizado.

Para saber mais sobre como a nossa tecnologia pode ajudar na sua tomada de decisão, entre em contato com a nossa equipe!

Autoria: Estácio Odisi e Marcos Cabral da B4A.

Como Medir a Biodiversidade Microbiana e Melhorar a Saúde do Solo

Como Medir a Biodiversidade Microbiana e Melhorar a Saúde do Solo

Descubra como a biodiversidade microbiana pode revolucionar sua produção agrícola e saiba como medi-la com precisão para melhores resultados!

Os Três Pilares da Saúde do Solo

Os Três Pilares da Saúde do Solo

Descubra como podemos avaliar a saúde do solo por bioindicadores. Leia agora e aprenda a monitora seu solo!

Micro-organismos Também Podem Indisponibilizar Nutrientes Para as Plantas?  

Micro-organismos Também Podem Indisponibilizar Nutrientes Para as Plantas?  

Descubra como micro-organismos podem prejudicar a fertilidade do solo e comprometer a produtividade das suas plantas. Leia nosso blog para saber mais!

Como podemos te ajudar?