A startup B4A, em parceria com a empresa de insumos biológicos Biotrop, mapeou o metagenoma do solo em áreas de soja do Rio Grande do Sul para avaliar as características da microbiota de diferentes regiões do estado. Por meio da plataforma FULLBIO, foram mapeadas 48 amostras de solo.
O FB Tratamento mapeia o DNA de bactérias e fungos presentes no solo e a partir dessas informações é possível estabelecer parâmetros de qualidade do solo e inferir produtividade agrícola e riscos à biossegurança.
De acordo com Marcus Adonai Castro da Silva, co-fundador da B4A, foram caracterizados atributos relacionados à saúde e fertilidade do solo, bem como a descrição das comunidades de micro-organismos. “Esses dados foram correlacionados com os valores de produtividade e associados com as diferentes regiões e solos de origem, o que permitiu identificar micro-organismos e processos que estavam associados à alta produtividade.”
Para a pesquisadora da Biotrop, Juliana Marcolino Gomes, os resultados possibilitaram uma maior compreensão da biologia dos solos, permitindo identificar deficiências e ameaças que podem ser manejadas com um posicionamento assertivo. “Pela associação com a produtividade, e identificando as eventuais deficiências dos solos mapeados, as recomendações, quanto ao uso e desenvolvimento de bioinsumos, podem ser mais precisas”, orienta.
Além desses resultados, a plataforma FULLBIO realizou levantamentos personalizadas, permitindo a comparações entre as amostras e o desenvolvimento de um banco de referência específico para a região avaliada.