Um ano de mapeamento de solos: o que fizemos até agora

Em setembro de 2020 nós, da B4A, lançamos a FULLBIO. Ela é nossa plataforma de mapeamento de solo. Porém, desde o seu lançamento, nós mapeamos amostras de vários tipos de culturas. Além disso, estas amostras vieram da maioria das regiões do país. Portanto, neste texto eu quero relatar o que realizamos durante este primeiro ano de comercialização do FB Diagnóstico

O banco de referência na nosso mapeamento de solo

Toda a informação do FB Diagnóstico tem um banco de amostras como referência. Isto é um destaque da nosso mapeamento de solo. Contudo, este banco é específico para cada cultura. Inicialmente, ele foi construído com dados públicos. Porém, ao longo do último ano, nós aumentamos o banco com mais amostras. Elas vieram dos nossos próprios clientes. Entretanto, nós também usamos novos dados públicos.

Atualmente, o nosso banco de referência é formado por 50.164 amostras de solos. Estas amostras pertencem a 25 culturas diferentes. As três culturas com os maiores números de amostras são as de milho, trigo e arroz. Assim, estas três culturas compreendem 68% das amostras do banco. Além destas, a batata e a soja são exemplos de outras culturas presentes no nosso banco de referência.

As amostras de solo presentes em nosso banco contém dados de fungos e bactérias. Entretanto, as de bactérias são as mais numerosas, com um total de 33.985 amostras. Em relação com os fungos, estão presentes no banco 16.179 amostras. Em relação com o tipo de cultura, a maior parte das amostras de dados de bactérias é de arroz. Por outro lado, as de fungos são de solos de trigo. Porém, para algumas culturas, como manga e alho, não há amostras disponíveis hoje no banco de referência.

As culturas brasileiras que mapeamos durante o último ano

Durante este último ano nós mapeamos um grande número de amostras (Figura 1). Assim, atendemos vários clientes. por exemplo: produtores e consultores agrícolas, e empresas de insumos biológicos. No entanto, a principal cultura que nós mapeamos foi a soja. Com certeza isto não surpreende, uma vez que a soja é uma das principais culturas produzidas no Brasil. Em algumas destes mapeamentos nós utilizamos o FB Diagnóstico para extrair dados microbianos do solo. Em seguida, relacionamos eles com a produtividade das amostras. Com isso nós revelamos resultados bastante interessantes.

Figura 1. Tipos de amostras mapeadas pela B4A através do FB Diagnóstico, durante o período de set/2020 a set/2021.

A segunda cultura mais mapeada foi a de milho. Outras culturas das quais mapeamos os solos foram uva, cana, goiaba e café. Além destes solos, nós também mapeamos amostras de produtos biológicos e de composto. Com elas nós caracterizamos estes produtos. Além disso, nós comparamos eles com os solos nos quais eles foram aplicados.

Durante a condução destes mapeamentos nós recebemos comentários muito úteis dos nossos clientes. Entretanto, isto também ocorreu na entrega dos resultados. Logo, realizamos ajustes na plataforma FULLBIO. Eles tornaram ela ainda mais informativa. Contudo, também recebemos comentários sobre a nossa coleta. Portanto, também melhoramos o procedimento que adotamos na nosso mapeamento de solo.

Dr. Marcus Adonai Castro da Silva – co-fundador da B4A.

Solos Semelhantes, Respostas Diferentes: O Impacto da Microbiologia na Agricultura

Solos Semelhantes, Respostas Diferentes: O Impacto da Microbiologia na Agricultura

Introdução No universo da agricultura moderna, a microbiologia do solo desempenha um papel central na saúde das plantas e na produtividade das culturas. Em posts anteriores, exploramos como a química …

Solo Saudável: A Influência da Química e Física na Microbiologia Agrícola

Solo Saudável: A Influência da Química e Física na Microbiologia Agrícola

Explore como a química e a física do solo impactam a microbiologia e maximize a produtividade de suas culturas. Leia nosso blog para insights detalhados!

Como Medir a Biodiversidade Microbiana e Melhorar a Saúde do Solo

Como Medir a Biodiversidade Microbiana e Melhorar a Saúde do Solo

Descubra como a biodiversidade microbiana pode revolucionar sua produção agrícola e saiba como medi-la com precisão para melhores resultados!

Como podemos te ajudar?