O valor da biodiversidade microbiana em solos cultivados

Neste texto, explicamos a importância da biodiversidade microbiana nos solos cultivados e como melhorar o conhecimento sobre ele. Clique e confira!
Ecossistema do solo

Biodiversidade é a variedade de organismos encontrados em um determinado ecossistema. Ou seja, o número de espécies diferentes e a abundância de cada uma delas compõem a biodiversidade de um local.

Portanto, um ambiente com alta biodiversidade é mais que apenas um ecossistema com muitos organismos, é também um local com equilíbrio no número de indivíduos de cada espécie.

Neste texto, explicamos a importância da biodiversidade microbiana nos solos cultivados e como fazer para melhorar o conhecimento a respeito deste ambiente. Confira:

Por que a biodiversidade microbiana é importante?

A biodiversidade de um ecossistema é fundamental em vários aspectos. Em primeiro lugar, existe uma relação entre a biodiversidade de um local e a sua resiliência, ou seja, ambientes mais diversos tendem a ser mais resistentes.

Isto foi demonstrado por Maestre e colaboradores (2012) em um estudo da diversidade global de plantas em solos áridos. Além disso, ecossistemas mais diversos geralmente também se mostram mais produtivos.

O aumento da biodiversidade proporciona mais funcionalidades para um ecossistema, visto que a presença de organismos diferentes resulta em uma melhor versatilidade em relação aos processos que ocorrem neste local.

Por último, este aumento da funcionalidade associado com a presença de uma maior variedade de organismos, resulta em uma maior oferta de serviços ecossistêmicos. Os serviços ecossistêmicos são todos aqueles que o ambiente fornece aos humanos e são essenciais para a sobrevivência da nossa espécie.

A função da biodiversidade nos solos cultivados

Além da importância nos ecossistemas em geral, a biodiversidade também apresenta outros benefícios específicos para os agroecossistemas. Solos mais diversos, por exemplo, aumentam a resistência dos cultivos ao estresse ambiental.

Além disso, o aumento da biodiversidade também ajuda a desenvolver a produtividade agrícola, visto que aumenta as funcionalidades que o solo realiza para a lavoura (fertilidade, resistência às pragas e promoção de crescimento vegetal).

Por outro lado, solos cultivados tendem a perder biodiversidade. Ainda que isso dependa do regime produtivo adotado, é algo que certamente ocorrerá, em menor ou maior grau, fazendo com que o produtor perca muitos serviços ecossistêmicos do solo.

Aliás, o reconhecimento desse fato nas últimas décadas fez crescer o interesse pela biodiversidade microbiana do solo, além da adoção de práticas agrícolas mais conservacionistas, que, em muitos aspectos, buscam minimizar perdas de biodiversidade.

Como podemos conhecer a biodiversidade do solo?

Considerando que a maioria dos seres que habitam o solo são micro-organismos, a melhor ferramenta para conhecer a biodiversidade de um terreno é a análise genética.

Com o uso da ferramenta AgriAnalysis, desenvolvida pela Biome4all, é possível estimar e descrever a biodiversidade de um solo em termos taxonômicos e funcionais.

Segundo o Dr. André Oliveira de Souza Lima, cofundador da Biome4All, a informação obtida ajuda a escolher práticas agrícolas que minimizem as perdas de diversidade do solo, decisão fundamental para a manutenção da produtividade a longo prazo.

O tipo de regime produtivo e as escolhas de fertilizantes, defensivos e bioinsumos, assim como suas respectivas quantidades, são apenas alguns exemplos de práticas agrícolas que influenciam a biodiversidade e podem ser gerenciadas com base no conhecimento da microbiota de um solo.

Para saber mais sobre o produto e como ele pode te ajudar, entre em contato conosco!

Texto: Prof. Marcus Adonai Castro da Silva — microbiologista e cofundador da Biome4all

Doenças de Final de Ciclo na Soja e a microbiologia do solo

Doenças de Final de Ciclo na Soja e a microbiologia do solo

Introdução As doenças de final de ciclo (DFC) na cultura da soja têm sido uma dor de cabeça constante para os produtores brasileiros. Essas enfermidades, que se manifestam principalmente nas …

Solo Arenoso e Microbiota: Impacto no Cultivo de Soja e Algodão

Solo Arenoso e Microbiota: Impacto no Cultivo de Soja e Algodão

Introdução O Brasil é um país com uma diversidade impressionante de tipos de solo. Com um território gigantesco, temos desde solos extremamente férteis até aqueles que exigem um manejo cuidadoso …

Clima e Necessidade de Irrigação no Algodão

Clima e Necessidade de Irrigação no Algodão

Introdução O Brasil é um dos países com maior diversidade climática do mundo. Enquanto algumas regiões apresentam chuvas bem distribuídas ao longo do ano, outras convivem com períodos prolongados de …

Como podemos te ajudar?