O segredo para um crescimento e desenvolvimento exuberante das plantas tem nome!
Conheça as citocininas, substâncias que desempenham um papel crucial na vida das plantas, e saiba como os micro-organismos do solo podem ajudar nesses processos.
Introdução
Você já sabe que as plantas têm seus próprios “hormônios superpoderosos” que as ajudam a crescer, florescer e se desenvolver de maneira magnífica, por exemplo, as auxinas!
Mas esses hormônios se dividem em vários, um deles chamados de citocininas, e estes desempenham um papel vital na regulação do crescimento e desenvolvimento das plantas.
Essas citocininas são verdadeiras aliadas das plantas, estimulando a divisão celular, o desenvolvimento de brotos laterais e a formação de flores e frutos.
Veja o esquema:
Quem são?
As citocininas são um grupo de fitohormônios produzidos naturalmente pelas plantas em diferentes partes, como raízes, folhas e sementes.
Elas têm a capacidade de regular uma ampla gama de processos fisiológicos e atuar como sinalizadoras químicas.
Citaremos algumas:
- Zeatina
- Cinetina
- Isopentenil Adenina
Nomezinhos complicados, não é mesmo? Vamos por partes!
Como se dá a ação das citocininas?
Essas citocininas atuam como mensageiras químicas, transmitindo sinais que regulam processos essenciais nas plantas.
Resumidamente, a zeatina e outras citocininas agem quimicamente ao se ligarem aos receptores de citocininas na membrana celular.
Podendo ativar uma cascata de eventos intracelulares que culminam na modificação da expressão gênica e no controle de processos fisiológicos importantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Isso ocorre, por exemplo, com a ativação das histidina quinases, uma série de enzimas específicas que interagem, nesse caso, com a zeatina.
Posteriormente, ocorre uma fosforilação que, ao final do processo, acaba por promover a expressão de genes do Tipo-A, em resposta à citocinina.
O papel das citocininas
Imagine que as citocininas são como os mensageiros que entregam as instruções para o crescimento e desenvolvimento das plantas, coordenando todas as etapas importantes.
Quando as citocininas são produzidas em quantidade adequada, elas estimulam a proliferação celular, resultando em um crescimento vigoroso das raízes, caules e folhas.
É como se as plantas recebessem uma dose de energia extra para crescerem mais rápido e se tornarem mais fortes.
Além disso, as citocininas também desempenham um papel importante na formação de brotos laterais, que são como pequenos ramos que se desenvolvem a partir dos nós dos caules.
Outra função fascinante das citocininas é a influência na formação de flores e frutos.
Elas são responsáveis por desencadear o processo de diferenciação das células, transformando, por exemplo, pequenos botões em flores coloridas e frutos suculentos.
Ficou encantado com tudo isso?
Pois saiba que existem vários aliados que podem ajudar as plantas a alcançar todos esses benefícios.
Aqui entra a participação especial dos micro-organismos do solo!
O papel dos micro-organismos
Diversas bactérias e fungos, têm a capacidade de influenciar a disponibilidade e a atividade de fitohormônios no ambiente das plantas.
Os micro-organismos do solo são como parceiros das plantas, auxiliando-as na obtenção de nutrientes e no enfrentamento de estresses ambientais.
Principalmente a classe das Rizobactérias Promotoras do Crescimento de Plantas (RPCPs).
Aqui se destaca um gênero já muito conhecido, o Bacillus!
As bactérias da espécie B. subtilis demonstram ser ótimas na promoção de produção de fitohormônios, sobretudo na disponibilização de citocininas.
Mas não apenas ela, a B.aryabhattai também não fica para trás, sendo visível a sua parcela de colaboração com o assunto é a disponibilização de citocininas para plantas, nesse caso, a Trans-zeatina.
Eles são como os ajudantes que garantem que as citocininas estejam disponíveis no momento adequado, contribuindo para um melhor desenvolvimento das plantas.
Conclusão
As citocininas são importantíssimas para o desenvolvimento das plantas, desempenhando um papel fundamental desde a proliferação celular até a formação dos frutos.
E os micro-organismos do solo são os seus principais aliados na tarefa de disponibilizar esses fitohormônios para a planta.
Ter compreensão acerca da biodiversidade da microbiota do seu solo é peça chave para formular as melhores estratégias de manejo visando essa parceria biológica.
Pensando nisso, a B4A oferece o serviço mais completo para identificar e traçar estratégias personalizadas com base na microbiota do seu solo, o FB Diagnóstico.
Com é possível identificar o potencial de produção dos citocininas, tudo baseado na microbiota do seu solo e com o auxílio da metagenômica!
Para saber mais sobre como a nossa tecnologia pode ajudar na sua tomada de decisão, entre em contato com a nossa equipe!
Autoria: Marcos Cabral e Estácio Odisi da B4A.