Como micro-organismos do solo ajudam o manejo de pragas?

Fungo combate a broca-da-cana

Insetos, nematoides e fungos são alguns dos responsáveis por doenças que custam bilhões de reais todos os anos aos produtores agrícolas. A boa notícia é que os próprios micro-organismos do solo podem ajudar no manejo de pragas.

Afinal, a maioria das espécies microbianas age de maneira benéfica às plantas, o que significa que elas também podem contribuir para o controle de doenças.

A seguir, detalhamos como funciona essa relação e como ela pode ser otimizada pelos agricultores com o uso de tecnologia avançada. Confira:

A competição pelos mesmos recursos no solo

Competição é um tipo de interação biológica em que micro-organismos patogênicos (não benéficos) são controlados por outros micro-organismos.

Ou seja, um organismo se beneficia enquanto outro é prejudicado, pois ambos competem por um ou mais recursos disponíveis (nutrientes ou um ambiente a ser colonizado).

Isso acontece, por exemplo, quando um micro-organismo patogênico é inibido a partir da privação de um nutriente essencial, favorecendo o desenvolvimento das plantas de determinada área.

Para controlar esses patógenos, um método é a privação por ferro. Nele, os micro-organismos benéficos produzem moléculas especiais para absorver o ferro do solo, inibindo o crescimento do fitopatógeno, que não consegue sugá-lo eficientemente.

O combate por meio de substâncias antimicrobianas

Além da privação de um nutriente essencial, os micro-organismos benéficos também conseguem inibir um fitopatógeno pela produção de substâncias antimicrobianas.

Quando se encontram na rizosfera ou se associam aos vegetais, estes produtores podem inibir ou matar fungos e bactérias fitopatogênicas, aumentando a proteção das plantas.

Neste sentido, as substâncias antimicrobianas que agem sobre as bactérias são chamadas antibacterianas e as que inibem os fungos, antifúngicas.

O controle microbiano de nematoides e insetos

Os micro-organismos não atuam apenas no controle de seus pares, eles também podem ser essenciais no domínio de outros elementos prejudiciais às plantas, como nematoides e insetos.

O controle de nematoides por micro-organismos do solo está associado à produção de vários tipos de moléculas. Fungos e bactérias, por exemplo, conseguem produzir compostos orgânicos voláteis que exercem essa função.

Além disso, tais compostos também podem estimular a resistência sistêmica das plantas aos nematoides e a outros organismos prejudiciais.

Já os insetos, por sua vez, podem ser controlados por micro-organismos entomopatogênicos, que produzem toxinas e enzimas letais como as quitinases, capazes até de romper o exoesqueleto destes animais.

Entre os exemplos mais conhecidos de entomopatogênicos estão as bactérias Bacillus thuringiensis e os fungos dos gêneros Metarhizium e Beauveria.

Como avaliar o potencial de controle de um solo?

Para aprimorar o manejo de pragas e doenças agrícolas, é essencial realizar a análise do potencial natural do solo para o controle de nematoides e fungos fitopatogênicos.

A ferramenta Agri-Analysis, da Biome4all, possibilita esse mapeamento de micro-organismos e a posterior avaliação de seus atributos funcionais por métodos genéticos, ajudando a identificar o potencial do solo para o controle de pragas e doenças.

Com essa informação, o produtor ou agrônomo pode reavaliar e refinar as práticas agrícolas empregadas em uma lavoura, garantindo que o processo produtivo seja mais harmonioso com o meio ambiente, sem deixar de ser rentável.

Para saber mais, entre em contato!

Foto: Beauveria colonizando a broca-da-cana (Koppert do Brasil)
Texto: Marcus Adonai Castro da Silva – cofundador da Biome4all

Doenças de Final de Ciclo na Soja e a microbiologia do solo

Doenças de Final de Ciclo na Soja e a microbiologia do solo

Introdução As doenças de final de ciclo (DFC) na cultura da soja têm sido uma dor de cabeça constante para os produtores brasileiros. Essas enfermidades, que se manifestam principalmente nas …

Solo Arenoso e Microbiota: Impacto no Cultivo de Soja e Algodão

Solo Arenoso e Microbiota: Impacto no Cultivo de Soja e Algodão

Introdução O Brasil é um país com uma diversidade impressionante de tipos de solo. Com um território gigantesco, temos desde solos extremamente férteis até aqueles que exigem um manejo cuidadoso …

Clima e Necessidade de Irrigação no Algodão

Clima e Necessidade de Irrigação no Algodão

Introdução O Brasil é um dos países com maior diversidade climática do mundo. Enquanto algumas regiões apresentam chuvas bem distribuídas ao longo do ano, outras convivem com períodos prolongados de …

Como podemos te ajudar?