Startup traz tecnologia inédita de análise genética do solo

Conheça a plataforma Agri-Analysis, da Biome4All, e descubra como a análise genética do solo pode melhorar a produtividade agrícola
Amostra para análise de solo

Além de auxiliar na estruturação do solo, a comunidade microbiana também interage diretamente com o sistema radicular da planta, auxiliando o fornecimento de nutrientes, a proteção contra doenças, a resiliência e a modulação do crescimento vegetal.

Dessa forma, é possível dizer que o conhecimento a respeito desses micro-organismos está intimamente ligado à eficiência da gestão dos insumos e a produtividade das lavouras. Em outras palavras, quanto mais informações o produtor rural ou a empresa tiver sobre eles, melhor.

Pensando nisso, a startup brasileira Biome4All apresenta ao mercado a plataforma Agri-Analysis, que analisa o DNA das bactérias e fungos presentes no solo e estabelece parâmetros de qualidade, melhorando a produtividade agrícola e minimizando os riscos à biossegurança.

Trata-se de uma ferramenta inovadora para a análise de dados de sequenciamento de DNA de microbiomas, que ajuda produtores e empresas em suas tomadas de decisões. Isso se dá por meio da correlação dos dados coletados com os parâmetros de produtividade e qualidade ambiental fornecidos pelas parceiras Andrios e DSMA.

De acordo com a Dra. Cristiane Andreote, diretora da Andrios, estas informações sustentam a análise técnica de amostras de solos, tanto para projetos de desenvolvimento quanto para validações no manejo e na aplicação de produtos, confirmando as melhorias causadas na microbiologia dos solos.

Conheça as aplicações da plataforma

Outra aplicação desta nova tecnologia é a avaliação do risco de plantas geneticamente modificadas sobre organismos não alvo, como explica Marília Bixilia Sanchez, diretora científica da DSMA.

“Essa análise, que une microbiologia e biologia molecular, é usada por empresas que buscam o registro comercial de organismos geneticamente modificados (OGM) que possam interagir com o microbioma do solo. Este diagnóstico é essencial sobretudo para avaliar a biossegurança da sua liberação no ambiente”, conta.

Segundo Marcus Adonai Castro da Silva, co-fundador da Biome4All, a nova ferramenta faz a identificação de genes presentes nestes micro-organismos e usa essa informação para localizar as funções importantes associadas à produtividade. “Com esses dados, avaliamos mais de 9 mil genes funcionais de relevância, gerando um perfil genético da comunidade do solo”, explica.

“Essa informação é comparada com um banco de dados de micro-organismos do solo associados à cultura-alvo, evidenciando de forma ranqueada se a comunidade da sua amostra tem pouco ou muito para aquele determinado conjunto de genes de relevância”, completa Marcus.

Além disso, segundo a Dra. Cristiane, esta função do solo, representada pelo seu conjunto de genes, é responsável pela ciclagem de nutrientes e, consequentemente, pela produtividade da lavoura.

Acompanhe a evolução dos organismos por meio da análise genética do solo

Na plataforma Agri-Analysis, também é possível comparar a comunidade presente em áreas sob diferentes condições de cultivo ou do emprego de variados insumos. “Temos ainda a possibilidade de acompanhar a evolução da comunidade ao longo dos anos e comparar amostras de diferentes regiões”, diz Marcus.

“Ao avaliar amostra de solo associada à produção de uva, por exemplo, foi possível compará-la com dados dos Napa Valley (EUA), Barossa Valley (Austrália) e Rioja (Espanha), evidenciando grupos taxonômicos bacterianos em comum”, completa. Para saber mais sobre este produto de análise genética do solo, acesse o site www.biome4all.com.br.

Texto: Flávia Romanelli – assessora de imprensa

Como Medir a Biodiversidade Microbiana e Melhorar a Saúde do Solo

Como Medir a Biodiversidade Microbiana e Melhorar a Saúde do Solo

Descubra como a biodiversidade microbiana pode revolucionar sua produção agrícola e saiba como medi-la com precisão para melhores resultados!

Os Três Pilares da Saúde do Solo

Os Três Pilares da Saúde do Solo

Descubra como podemos avaliar a saúde do solo por bioindicadores. Leia agora e aprenda a monitora seu solo!

Micro-organismos Também Podem Indisponibilizar Nutrientes Para as Plantas?  

Micro-organismos Também Podem Indisponibilizar Nutrientes Para as Plantas?  

Descubra como micro-organismos podem prejudicar a fertilidade do solo e comprometer a produtividade das suas plantas. Leia nosso blog para saber mais!

Como podemos te ajudar?