Controle Biológico no Solo: Uma Aliança Poderosa para Agricultura Sustentável

O controle biológico, trata-se de uma estratégia inteligente e ecologicamente saudável, que busca manejar pragas e insetos transmissores de doenças ao explorar seus inimigos naturais.

Esta abordagem visa não só proteger as plantações, mas também preservar a saúde ambiental e humana, uma vez que os inimigos naturais não deixam resíduos nos alimentos.

Introdução

No solo, o controle biológico ocorre naturalmente quando as condições favorecem a biodiversidade.

Predadores naturais como: vírus, bactérias e fungos se encaixam perfeitamente nesse papel e dependendo do objetivo, são ótimos na função de controlar populações patogênicas.

Neste caso, o potencial supressivo do solo pode ser ampliado com o uso de alguns insumos biológicos, destacando o papel crucial desses microrganismos benéficos.

Solo Supressivo

O solo supressivo é um terreno onde as doenças persistem em níveis baixos, mesmo na presença de seus patógenos.

A chave para essa supressividade está na competitividade, especialmente dos micro-organismos presentes.

Patógenos têm seu desenvolvimento suprimido pelo avanço de espécies antagonistas, que são microrganismos que atuam no controle de outros microrganismos prejudiciais, por exemplo, competindo por recursos.

Veja como é simples a ideia do solo supressivo nessa representação:

Mecanismos do Controle Biológico

O controle biológico envolve a ação de microrganismos “bons” que combatem microrganismos “ruins”, seja de maneira direta ou indireta.

Vamos explicar algumas delas:

Competição: Seria como uma competição por espaço e recursos, onde microrganismos bons ocupam o espaço e consomem os nutrientes, impedindo o crescimento dos microrganismos ruins.

Micoparasitismo: Trata-se de uma luta entre fungos, onde determinados fungos combatem outros. Alguns destroem diretamente, enquanto outros se alimentam de material orgânico morto.

Antibiose: Pode ser comparada a uma associação onde pelo menos um dos lados é prejudicado. Nesse caso, ocorre devido à produção de substâncias que combatem microrganismos danosos.

Indução de Resistência de Plantas: É como um estímulo para as plantas ficarem mais fortes. Alguns microrganismos ativam as defesas das plantas, tornando-as resistentes a microrganismos patogênicos.

Tecnologia B4A: Revelando o Potencial do Solo

A tecnologia B4A, através do uso da metagenômica, permite avaliar o potencial do solo no controle de fungos, bactérias, fitonematoides e insetos-praga.

Aqui entra  o FB Produtividade!

Com ele é possível obter a identificação da frequência de grupos microbianos que atuam contra esses agentes patogênicos, possibilitando um manejo mais eficiente e o uso estratégico de insumos biológicos.

Potencial de Controle em Destaque: O Que Dizem os Níveis Encontrados?

Ao avaliar as amostras, se os níveis de controle de, por exemplo, fungos fitopatogênicos forem baixos, revela-se que, naturalmente, o solo não possui uma defesa robusta contra esses patógenos.

Com esse diagnóstico em mãos, é possível direcionar práticas mais eficientes e utilizar insumos biológicos de forma assertiva para fortalecer o potencial de controle no solo.

Além disso, através dos indicadores fornecidos pelo FB Produtividade, ainda é possível obter um panorama geral sobre o potencial de disponibilização de diversas substâncias benéficas.

O controle biológico no solo, aliado à tecnologia B4A, emerge como uma aliança poderosa para a sustentabilidade agrícola, proporcionando soluções eficazes e respeitosas ao meio ambiente.

Afinal, na agricultura, a sabedoria da natureza é uma aliada valiosa!

Conclusão

Portanto, é nítido que ter o conhecimento acerca da microbiota do seu solo se torna um passo além na manutenção do equilíbrio sustentável e da máxima produtividade.

Pensando nisso, a Biome4all oferece o serviço mais completo para traçar estratégias personalizadas com base no seu solo,  o FB Produtividade.

Com ele é possível avaliar esse potencial, tudo baseado na microbiota do seu solo e com o auxílio da metagenômica!

Para saber mais sobre como a nossa tecnologia pode ajudar na sua tomada de decisão, entre em contato com a nossa equipe! Autoria: Marcos Cabral e Estácio Odisi da BIOME4ALL.