O manejo biológico do solo, com o objetivo de melhorar o equilíbrio dos sistemas agrícolas e aumentar a resiliência e a produtividade das lavouras, é a nova aposta de pesquisadores e especialistas na revolução biológica pela qual passa a agricultura brasileira.
Na sequência do controle biológico, normalmente utilizado em plantas e sementes, o estudo e incremento da microbiota do solo promete ser a nova revolução da biotecnologia. Segundo a CropLife, representante das indústrias de insumos, o mercado de bioinsumos deve crescer 33% neste ano no Brasil, faturando R$ 1,79 bilhão no período.
Com base nesse cenário, profissionais e especialistas em análise e manejo biológico do solo estão oferecendo um curso, online e gratuito, que aborda a interpretação de laudos de análise genética do microbioma de um solo.
“O foco das aulas são as bactérias e os fungos que vivem nos solos, considerando tanto os grupos presentes quanto as suas funções para os ecossistemas de solo, principalmente aquelas que apresentam maior relevância para a produção agrícola”, explica o cofundador da Biome4all e doutor em microbiologia agrícola, Marcus Adonai Castro da Silva.
Como funciona o curso sobre microbioma do solo?
O curso gratuito sobre microbioma do solo se destina a três públicos, prioritariamente:
- Engenheiros agrônomos e profissionais responsáveis pelas decisões de manejo de solo;
- Produtores rurais interessados em conhecer a microbiota do solo e seus efeitos sobre a sua produção;
- Biólogos e profissionais ligados à indústria de insumos agrícolas.
Os professores Marcus Adonai (Biome4all) e Fernando Adreote (Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP) ministram as aulas gravadas, disponibilizadas na plataforma Udemy. Além disso, o curso é dividido em cinco módulos, descritos abaixo:
- Módulo introdutório: introdução sobre a biologia do solo, com ênfase nas interações entre micro-organismos e plantas e na análise biológica de solo;
- Módulo Saúde Vegetal: discussão sobre os organismos que ameaçam a saúde e os atributos microbianos que contribuem positivamente para a saúde das plantas;
- Módulo Funcionalidade Nutricional: estudo dos atributos funcionais dos micro-organismos do solo, que auxiliam a nutrição das plantas, em relação com os principais macronutrientes e micronutrientes;
- Módulo Biodiversidade: estudo dos micro-organismos promotores de crescimento em plantas e outros aspectos relacionados à biodiversidade do solo, interessantes à agricultura;
- Módulo final: interpretação de laudos de análise genética de diferentes culturas.
Portanto, se você é engenheiro, produtor rural ou biólogo e tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, faça a sua inscrição gratuita agora mesmo!