Curso gratuito aborda análise genética do microbioma do solo

Especialistas ministram curso online gratuito sobre interpretação de laudos de análise genética do microbioma do solo
Computador mostra logo da Biome4all, responsável por curso de microbioma do solo

O manejo biológico do solo, com o objetivo de melhorar o equilíbrio dos sistemas agrícolas e aumentar a resiliência e a produtividade das lavouras, é a nova aposta de pesquisadores e especialistas na revolução biológica pela qual passa a agricultura brasileira.

Na sequência do controle biológico, normalmente utilizado em plantas e sementes, o estudo e incremento da microbiota do solo promete ser a nova revolução da biotecnologia. Segundo a CropLife, representante das indústrias de insumos, o mercado de bioinsumos deve crescer 33% neste ano no Brasil, faturando R$ 1,79 bilhão no período.

Com base nesse cenário, profissionais e especialistas em análise e manejo biológico do solo estão oferecendo um curso, online e gratuito, que aborda a interpretação de laudos de análise genética do microbioma de um solo.

“O foco das aulas são as bactérias e os fungos que vivem nos solos, considerando tanto os grupos presentes quanto as suas funções para os ecossistemas de solo, principalmente aquelas que apresentam maior relevância para a produção agrícola”, explica o cofundador da Biome4all e doutor em microbiologia agrícola, Marcus Adonai Castro da Silva.

Como funciona o curso sobre microbioma do solo?

O curso gratuito sobre microbioma do solo se destina a três públicos, prioritariamente:

  • Engenheiros agrônomos e profissionais responsáveis pelas decisões de manejo de solo;
  • Produtores rurais interessados em conhecer a microbiota do solo e seus efeitos sobre a sua produção;
  • Biólogos e profissionais ligados à indústria de insumos agrícolas.

Os professores Marcus Adonai (Biome4all) e Fernando Adreote (Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP) ministram as aulas gravadas, disponibilizadas na plataforma Udemy. Além disso, o curso é dividido em cinco módulos, descritos abaixo:

  1. Módulo introdutório: introdução sobre a biologia do solo, com ênfase nas interações entre micro-organismos e plantas e na análise biológica de solo;
  2. Módulo Saúde Vegetal: discussão sobre os organismos que ameaçam a saúde e os atributos microbianos que contribuem positivamente para a saúde das plantas;
  3. Módulo Funcionalidade Nutricional: estudo dos atributos funcionais dos micro-organismos do solo, que auxiliam a nutrição das plantas, em relação com os principais macronutrientes e micronutrientes;
  4. Módulo Biodiversidade: estudo dos micro-organismos promotores de crescimento em plantas e outros aspectos relacionados à biodiversidade do solo, interessantes à agricultura;
  5. Módulo final: interpretação de laudos de análise genética de diferentes culturas.

Portanto, se você é engenheiro, produtor rural ou biólogo e tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, faça a sua inscrição gratuita agora mesmo!

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Benefícios do uso de Trichoderma na Agricultura

Conheça as formas de ação do Trichoderma na agricultura e como ele pode desencadear benefícios secundários no microbioma do solo.

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Explorando os Vantagens dos Produtos Biológicos com o FB Tratamento

Muitos produtos biológicos geram resultados notáveis, mas a explicação do porquê permanece um desafio. O FB tratamento vem para mudar isso!

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

Desvendando os Segredos da Produtividade Agrícola: O Papel Crucial da Microbiologia do Solo

A microbiologia do solo, um vasto universo de microrganismos, desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola.

Como podemos te ajudar?