Microbiota do solo ajuda a combater estresses na horticultura

Conhecimento sobre a microbiota do solo pode ajudar o produtor a enfrentar os problemas ambientais que ameaçam a horticultura

Conhecer a microbiota do solo pode ajudar o produtor a melhorar o manejo da lavoura, principalmente no combate aos problemas ambientais que podem ameaçar a horticultura.

Neste texto, listamos os estresses mais comuns e algumas saídas possíveis. Confira:

Os desafios da horticultura

Os principais desafios da horticultura estão relacionados às condições ambientais adversas, como chuva e frio intensos.

O excesso de chuva, por exemplo, aumenta a umidade do solo, provocando o apodrecimento de legumes e hortaliças, a incidência de pragas e a lixiviação de nutrientes do solo.

Outro efeito indireto é a perda de seres benéficos do solo, uma vez que o excesso de chuva pode destruir até 50% da produção!

Já o frio intenso pode atrapalhar a produção em certas regiões do país. Embora favoreçam o cultivo de hortaliças, as baixas temperaturas podem afetar a germinação de sementes e o crescimento dos vegetais, podendo até provocar deformidades.

Resposta ao estresse ambiental

Para responder ao estresse ambiental, as plantas podem produzir certos hormônios para regular o metabolismo de maneira apropriada. Estes hormônios incluem o ácido abscísico, o etileno e o ácido salicílico.

Além disso, as plantas também produzem espécies reativas de oxigênio quando se encontram sob estresse. Essas moléculas apresentam um alto poder oxidante e acabam por destruir os componentes celulares.

Em condições normais, a produção e a destruição de espécies reativas de oxigênio se encontram equilibradas. Porém, durante os estresses, há produção em excesso das substâncias prejudiciais, desequilibrando o cenário.

Vale dizer que a microbiota do solo não evita perdas caso as condições climáticas adversas se estendam por períodos longos. No entanto, ela pode aumentar a resistência das plantas, ajudando a compensar alguns prejuízos.

Por outro lado, os mecanismos microbianos de combate ao estresse na horticultura podem contribuir para o aumento da produtividade.

A microbiota e a resistência das hortaliças às chuvas

Os micro-organismos podem proteger as plantas contra o excesso de chuvas de maneira indireta, induzindo mecanismos de resistência.

Os fitohormônios e os compostos voláteis, por exemplo, ajudam a planta a responder de maneira mais rápida e eficiente aos fatores de estresse.

Além disso, estes seres também atuam diretamente na proteção da planta, produzindo enzimas que destroem as espécies reativas de oxigênio e repondo nutrientes perdidos na lixiviação do solo.

Micro-organismos do frio ajudam a tolerar estresse

Em relação ao frio, o uso de micro-organismos tolerantes a baixas temperaturas como ativos biológicos em bioinsumos é uma estratégia viável para melhorar a resistência das plantas. Neste sentido, os mecanismos empregados podem ser de três tipos:

  1. Aumento do fornecimento de nutrientes;
  2. Estímulo à germinação de sementes;
  3. Produção de substâncias que protegem a planta contra o frio.

Para saber como a tecnologia de mapeamento genético do solo, como o FB Diagnóstico da B4A podem ajudar a combater os estresses na horticultura, entre em contato conosco!

Texto: Prof. Marcus Adonai Castro da Silva – microbiologista e cofundador da B4A.

Doenças de Final de Ciclo na Soja e a microbiologia do solo

Doenças de Final de Ciclo na Soja e a microbiologia do solo

Introdução As doenças de final de ciclo (DFC) na cultura da soja têm sido uma dor de cabeça constante para os produtores brasileiros. Essas enfermidades, que se manifestam principalmente nas …

Solo Arenoso e Microbiota: Impacto no Cultivo de Soja e Algodão

Solo Arenoso e Microbiota: Impacto no Cultivo de Soja e Algodão

Introdução O Brasil é um país com uma diversidade impressionante de tipos de solo. Com um território gigantesco, temos desde solos extremamente férteis até aqueles que exigem um manejo cuidadoso …

Clima e Necessidade de Irrigação no Algodão

Clima e Necessidade de Irrigação no Algodão

Introdução O Brasil é um dos países com maior diversidade climática do mundo. Enquanto algumas regiões apresentam chuvas bem distribuídas ao longo do ano, outras convivem com períodos prolongados de …

    Como podemos te ajudar?