Como os micro-organismos podem fornecer potássio para as plantas?

Saiba como os microrganismos podem fornecer potássio para as plantas.

A fertilidade do solo é uma preocupação constante do agricultor. Neste sentido, considerando as demandas nutricionais das plantas, um dos elementos químicos que mais se destacam é o potássio.

Isso porque os solos geralmente apresentam baixos teores de potássio solúvel (prontamente acessível aos vegetais), apesar de possuírem bons estoques em formas minerais.

Assim, quando há limitação nutricional no solo, o agricultor deve realizar a fertilização. No entanto, este modo convencional, apesar de benéfico para a produção agrícola, pode gerar graves consequências ao meio ambiente.

Além disso, também existe o risco da enorme dependência de fertilizantes produzidos no exterior, o que pode ser um problema se houver algum conflito geopolítico, por exemplo.

Sendo assim, algumas alternativas à fertilização tradicional podem trazer grandes benefícios para a agricultura. Uma delas, considerando o potássio, é o uso de micro-organismos. Saiba mais sobre o assunto a seguir:

Micro-organismos que solubilizam o potássio

A principal forma pela qual os micro-organismos podem tornar o potássio disponível às plantas é através da solubilização do nutriente, feita a partir dos minerais do solo.

A solubilização acontece quando os micro-organismos liberam ácidos orgânicos no meio, removendo o potássio presente em minerais como as micas e os feldspatos ou os que estejam ligados às partículas do solo. Já os ácidos orgânicos são liberados durante o metabolismo celular normal dos micro-organismos.

Bactérias e fungos realizam a solubilização do potássio. Algumas das bactérias conhecidas, que realizam este processo, incluem os gêneros Pseudomonas, Bacillus e Paenibacillus. Entre os fungos se destacam Aspergillus e Penicillium.

Existem poucas informações disponíveis sobre a solubilização de potássio por parte das micorrizas, mas elas também conseguem realizar este processo.

Benefícios do uso de seres solubilizadores de potássio

Uma maneira de aproveitarmos o potencial destes micro-organismos na lavoura é aplicando produtos biológicos com espécies capazes de solubilizar o potássio, inclusive alguns dos organismos comercializados como ativos biológicos para outros fins.

Além de fornecer este nutriente às plantas, os micro-organismos solubilizadores de potássio também podem ser benéficos na solubilização de outros nutrientes, incluindo o fósforo e microelementos.

Eles também podem promover o crescimento vegetal, produzindo fitohormônios e fixando nitrogênio. Vários estudos demonstraram o ganho de produtividade com o emprego de organismos solubilizadores de potássio.

Avaliação do fornecimento microbiano de potássio

O uso dos micro-organismos para incrementar a fertilidade do solo, incluindo o fornecimento de potássio, deve ser devidamente embasado com estudos apropriados.

Neste sentido, a B4A, através do serviço FB Diagnóstico, realiza um levantamento genético do solo para conhecer o potencial natural da microbiota em fornecer potássio, indicando gêneros de organismos promotores de crescimento presentes nele.

Assim, podemos direcionar, de maneira mais assertiva, as ações práticas no manejo do potássio e no manejo biológico adotado no solo, verificando o ganho funcional oferecido pela estratégia biológica adotada.

Para saber mais sobre as aplicações das tecnologias genética para a avaliação do potencial de solubilização do potássio, entre em contato conosco.

Texto: Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da B4A

MILHO: Impacto do Fusarium e Macrophomina na produtividade do milho

MILHO: Impacto do Fusarium e Macrophomina na produtividade do milho

Introdução Imagine o cenário: uma lavoura de milho vistosa, com plantas altas e folhas verdes, pronta para garantir uma boa colheita. Mas, ao chegar o momento da colheita, o que …

SOJA e MILHO: como a rotação entre essas culturas ajuda na construção da saúde do solo

SOJA e MILHO: como a rotação entre essas culturas ajuda na construção da saúde do solo

A rotação ajuda a proteger a estrutura do solo. O sistema radicular profundo do milho, por exemplo, contribui para a formação de poros e canais que melhoram a infiltração de água e a aeração do solo. Já as raízes da soja, mais rasas, promovem a decomposição da matéria orgânica na camada superficial.

SOJA: como queimadas impactam na saúde do solo

SOJA: como queimadas impactam na saúde do solo

Introdução Queimadas. Só de ouvir essa palavra, já dá para imaginar aquele céu acinzentado, o cheiro de fumaça e, claro, o rastro de destruição que fica para trás. No Brasil, …

Dr. Estácio J Odisi

Dr. Estácio J Odisi

PhD em Biotecnologia e Biociências e co-fundador da B4A

Como podemos te ajudar?